A blefarite é uma inflamação não contagiosa das pálpebras, normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada oleosa do filme lacrimal, gerada por várias glândulas encontradas na pálpebra, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano.
O hordéolo pode se manifestar de forma interna e externa e é popularmente conhecido por terçol. O hordéolo externo ocorre como um pequeno abscesso localizado na borda das pálpebras, sendo causado pela inflamação e infecção dos folículos ciliares (cílios).
É caracterizado pelo crescimento de uma membrana no canto do olho (mais comum no canto interno) em direção à pupila, sobre a córnea.
Ocorre geralmente em pessoas da raça branca e de meia idade; podendo originar-se em áreas sem qualquer anormalidade prévia, ou de alterações como um nevo ou de uma melanose adquirida; geralmente é pigmentado e elevado.
A conjuntiva é um tipo de membrana mucosa que recobre a parte externa branca do globo ocular. O CEC é o tumor maligno mais comum da conjuntiva. Acomete geralmente pessoas idosas, ou jovens imunodeprimidos.
O retinoblastoma é um tumor originário das células primitivas da retina, e representa o tumor intraocular maligno mais frequente da infância. Acomete principalmente crianças abaixo de 3 anos de idade.
São lesões que se desenvolvem a partir de células provenientes de um tumor primário extraocular, que chegam ao olho pelo sangue. As metástases mais frequentes são as provenientes dos tumores de mama na mulher, seguidas por aquelas de pulmão no homem.
São tumores ósseos benignos que tipicamente crescem na coróide em pacientes adolescentes ou jovens (2º / 3º década), mais frequentemente no sexo feminino. Acometem somente um olho em 80% dos casos.
É um tumor vascular benigno e pode ser circunscrito ou difuso. O hemangioma circunscrito é um tumor raro, geralmente diagnosticado entre os 20 e 30 anos
O melanoma de coroide é o tumor maligno intraocular mais comum da idade adulta, sendo mais prevalente acima de 50 anos, especialmente em pessoas com pele ou olhos claros.
Úvea é o conjunto de estruturas formado pela a íris, corpo ciliar e coróide. O processo inflamatório dessas estruturas recebe o nome de uveíte.
Parecido com o astigmatismo, o ceratocone também é uma alteração na curvatura na córnea.
Inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca do olho.
Aumento da pressão dentro dos olhos que pode causar a perda das fibras nervosas que formam o nervo óptico.
É uma doença ocular causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, que fica desfocada e distorcida e podem causar dores de cabeça ou cansaço ocular.
A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos e podem causar dores de cabeça ou cansaço ocular.
É um dos mais frequentes erros de refração que se caracteriza pela dificuldade visual para objetos distantes, vista cansada ao final do dia e eventualmente dor de cabeça.
Indicada no tratamento de estrabismo e blefaroespasmo.
O oftalmologista é quem deve determinar a viabilidade do uso de lentes, que é uma forma segura e eficiente para correção da visão desde que a adaptação e uso sejam realizados sob supervisão.
Estrabismo é a disfunção dos músculos externos dos olhos, impedindo seu alinhamento.
Os problemas oculares na infância devem ser tratados por profissionais treinados e especializados.
Tumores Oculares podem ser diagnosticados tanto em crianças como em adultos.
IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP
RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000
(11) 3168-6638 | (11) 3071-2084 | (11) 3078-3434 | (11) 3168-7828
COMO CHEGAR
© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA